Consumidores
Alerta aos consumidores, antes de trocar o óleo de seu carro procure sua oficina de confiança
Alerta aos consumidores, proprietários de veículos
Manutenção preventiva
Os consumidores muitas vezes não realizam a manutenção preventiva e periódica por falta de conhecimento.
Conheça os pontos importantes que você deve saber:
• Melhoria da segurança no trânsito
• Melhoria da qualidade do ar
• Maior segurança para ele e sua família, evitando panes em locais perigosos
• Maior economia de combustível, economizando dinheiro
• Menor despesa, pois a manutenção preventiva é mais econômica do que a manutenção corretiva
• Valorização do seu patrimônio
• Respeito ao pedestre e ao patrimônio público
• Maior conforto e tranquilidade
Como escolher uma oficina
Muitos consumidores têm receio de levar o seu veículo para realizar sua manutenção, pois ficam preocupados imaginando que não conseguirão se comunicar com profissionais automotivos, mas talvez com aventureiros, e assim ficando com receio que seu veículo não receba a merecida atenção.
Felizmente comunicamos a vocês consumidores, que a rede de oficinas membros do SINDIREPA também estão preocupadas com tudo isto! As oficinas por terem uma formação muito técnica acabam encontrando dificuldade em se comunicar com os consumidores em uma linguagem mais acessível, mas com os veículos se tornando cada vez mais complexos, a necessidade de uma comunicação clara, se torna muito importante.
O que o consumidor deve fazer antes de levar o seu veículo para manutenção
Procure priorizar a manutenção preventiva pois ela representa segurança para você e sua família, além de economia para seu bolso, assim a sua oficina de confiança poderá seguir a orientação do manual do veículo para checar os itens em função de quilometragem ou condições de rodagem;
No caso de uma manutenção corretiva, Invista alguns minutos para fazer uma relação com suas próprias palavras do que seu veículo está fazendo ou deixando de fazer, anotando todos os detalhes, assim como em uma consulta médica onde você relata o que está sentindo ao seu médico. Seu veículo está fazendo um barulho? Descreva o tipo de barulho. De onde o barulho parece ser proveniente? Você está sentindo o carro lento? Descreva quando acontece e com que frequência acontece e sob que condições acontece. Anote tudo, evidentemente, não faça isso enquanto você está dirigindo o veículo;
Tendo suas anotações em mãos, agende uma visita na sua oficina de confiança, lembrando de verificar se ela é membro do SINDIREPA, o que lhe Estando na oficina, ela deverá escutar seus apontamentos e realizará um diagnóstico mais preciso para então lhe passar um orçamento do preço do serviço, da necessidade ou não de substituição de componentes, do tempo a ser realizado e demais procedimentos como exemplo o descarte de resíduos gerados;
A oficina cadastrará os seus dados e do veículo e enviará o orçamento com as explicações das causas, recomendações de serviço, necessidade ou não de substituição de algum componente, tempo para realizar;
Após sanadas todas as suas dúvidas e estando de acordo e aprovando o orçamento apresentado, a oficina iniciará os serviços;
Após a realização do serviço e entrega do veículo, a oficina disponibilizará as garantias legais obrigatórias e dos componentes eventualmente substituídos.